| investigação

Na vertente da investigação desta instituição, têm decorrido desde a sua abertura protocolos de estudo multidisciplinares com vários hospitais (Hospital de Santa Maria,  Instituto  Português de Oncologia e Oficinas Gerais de Manutenção Aeronáutica, Hospital de Egas Moniz),  alguns dos quais integrados em estudos multicêntricos europeus e americanos.

Têm sido efectuados diversos projectos de investigação, nomeadamente:

- Estudo das epilepsias medicamente refractárias, em colaboração com o grupo  de  estudo  da  cirurgia  da epilepsia  do Hospital de Egas Moniz.
 
- Estudo  da  evolução  da  esclerose  múltipla  em doentes submetidos a terapêutica  com “ß-interferon” em colaboração com o grupo de estudos de EM do Hospital de Santa Maria.
 
- Determinação  de mapas de relaxação  de T2, dos hipocampos normais e patológicos, em colaboração com o Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

- Estudo das doenças  extra-piramidais em colaboração com o Serviço de Neurologia  do  Hospital  de  Santa  Maria  (núcleo  das  doenças  extra-piramidais).
 
- Avaliação   por  RM  funcional   das  funções  cognitivas  e  motoras em colaboração  com  o  Departamento de Física da Universidade Nova de Lisboa.
 
- Estudo da aplicação da RM na patologia mamária, em colaboração com o IPO.

- Estudo da patologia congénita da aorta torácica, em colaboração com o Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Cruz.

- Estudo da circulação pulmonar em doentes com patologia cianótica, em colaboração com o  Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Marta.

- Avaliação das compressões traqueais na criança - estudo efectuado em colaboração com o Serviço de Pneumologia do Hospital de D. Estefânia.
 
- Contactos vásculo-nervosos como causa de hipertensão arterial - estudo  efectuado em colaboração com os Serviços de Neurocirurgia e de Cardiologia do Hospital de Egas Moniz.

- Colaboração no projecto europeu de "Etiologia da Paralisia Cerebral" em parceria com a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.

- Realização de estudos funcionais no âmbito do protocolo com o Hospital de Egas Moniz, para estudo de doentes com epilepsia medicamente intratável.

- Foi realizado,  em colaboração com o grupo de Cardiologia Pediátrica do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, um estudo de avaliação de perfusão  miocárdica em doentes com patologia congénita operada.

- Foi celebrado em Fevereiro de 2004 e renovado em Abril de 2006 um Protocolo com o Comité Olímpico de Portugal sendo este Centro uma Unidade de Diagnóstico Oficial do Comité Olímpico de Portugal para a realização de exames por ressonância magnética aos atletas portugueses.

design binário